logo-mundo-de-parentalidade

Quem sou eu sem a validação dos outros?

Só escondida eu sou autêntica e, como tal, há uma parte de mim que eu não conheço. Se nós somos animais de vínculo, nascidos para viver em relação, então esse pedaço desconhecido é mesmo muito, muito grande.

 

Um pensamento que me tem perturbado nos últimos tempos é: “Quem sou eu sem a validação dos outros? Quem seria eu se não estivesse tão dependente de validação externa?”

Nunca antes me tinha apercebido do papel que a necessidade de validação desempenha na minha vida. Eu vivo numa procura constante de validação. E refugio-me na caverna quando quero respirar um pouco, recuperar, ser eu própria.

Só escondida eu sou autêntica e, como tal, há uma parte de mim que eu não conheço. Se nós somos animais de vínculo, nascidos para viver em relação, então esse pedaço desconhecido é mesmo muito, muito grande.

Quem sou eu, verdadeiramente, sem máscaras nem disfarces, quando em relação?

Quem sou eu quando não procuro validação?

Mas o comportamento de vínculo é, de certa forma, um comportamento de validação. Nós só nos sentimos verdadeiramente vinculados a alguém quando sentimos que essa pessoa nos valida, quando as nossas necessidades de proximidade, pertença, unicidade, conhecimento e aceitação são verdadeiramente preenchidas.

Espera, mas isso não é validação, é aceitação incondicional!

 

A minha atual necessidade de validação é uma manifestação deturpada, adulterada de uma necessidade antiga de aceitação incondicional. E nesta vida só há duas fontes de amor incondicional: os pais e nós próprios.

Se experienciamos o primeiro é fácil usufruir do segundo. Mas se nunca nos sentimos incondicionalmente amados (mesmo que o tenhamos sido) é muito difícil oferecermos amor e aceitação incondicional a nós próprios.

Difícil, mas não impossível, e é por aí o meu caminho.

Então a pergunta muda. Não é mais: “Quem sou eu sem a validação dos outros?”

Mas sim: “Quem sou eu se me amar e aceitar tal como sou?”

 

Share this article

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *