
O que é a Psicologia do Desenvolvimento e para que serve?
A psicologia do desenvolvimento é o ramo da Psicologia que estuda as transformações que os seres humanos sofrem ao longo de toda a vida, desde a conceção até à morte.
A ideia inicial da psicologia do desenvolvimento é que todos os indivíduos possuem fases de desenvolvimento iguais, fases que são características a toda a humanidade.
Tendo em comum este conceito base, vários investigadores deste movimento apresentam diversas teorias de forma a explicar quais são estas etapas, o que acontece em cada uma e o que é requerido para se passar para a seguinte.
Inicialmente a psicologia do desenvolvimento interessava-se apenas pelo desenvolvimento da criança e adolescente. Mas com o decorrer do tempo o âmbito do estudo foi alargado a todo o ciclo vital do indivíduo.
Os psicólogos do desenvolvimento cujas teorias ganharam mais notoriedade foram Sigmund Freud, Erik Erikson, Vigotsky e Jean Piaget.
O que fazem os psicólogos do desenvolvimento?
Os psicólogos do desenvolvimento propõe teorias para explicar como e porquê os seres humanos mudam durante a vida.
São objeto de análise as transformações que ocorrem no corpo, na cognição, na memória, na inteligência, nos sentimentos, na moral, no comportamento, na personalidade e no inconsciente.
São muitas as questões levantadas e estudadas por estes psicólogos:
– O que é inato e o que é adquirido?
– Nascemos com um padrão de desenvolvimento?
– A interação com o meio é essencial para que ocorram mudanças?
– Se sim, em que medida? Qual o poder de influência da nossa família, do nosso país, da nossa cultura?
– Até que grau a infância influencia a idade adulta?
– O adulto pode alterar essa influência?
– O conhecimento é adquirido de forma gradual ou em fases diferenciadas?
– Quando passamos de uma fase para outra, a precedente desaparece ou é incorporada na seguinte?
– Quantas fases existem na realidade? Apenas as 4, que correspondem à infância, adolescência, idade adulta e terceira idade, ou mais?
Todas estas questões são de extrema importância.
Por abranger o ser humano como um todo, a psicologia do desenvolvimento interage e interliga-se com diversas outras áreas do conhecimento, como a biologia, a sociologia, a antropologia, a pedagogia, a medicina e a filosofia, entre outras.