logo-mundo-de-parentalidade

O que significa ser Adulto?

 

Quando somos crianças todos queremos crescer rápido e ser adultos. Queremos ser donos das nossas decisões, donos das nossas vidas, não ter ninguém a mandar em nós.

E um dia descobrimos que ser adulto é bastante diferente do que tínhamos idealizado.

Na realidade a maioria dos adultos ainda não sabe o que verdadeiramente significa sê-lo. A maioria dos maiores de idade resiste a ser adulto, mantendo num corpo de homem ou mulher um sonho de criança: “quando eu for adulto serei dono da minha vida e tudo correrá bem, tudo será como eu quiser que seja:”

Mas o que realmente significa ser adulto?

Eu diria que quase o oposto do imaginado.

Ser adulto não é ter controlo sobre a vida, é perceber como viver no meio do caos e na incapacidade de o controlar.

Ser adulto é sentir impotência a toda a hora e perceber que não só sentir é diferente de ser mas também que não há qualquer perigo na impotência.

 

Ser adulto é perceber que não posso mudar os outros, apenas a mim mesmo. E mesmo mudar-me a mim implica criar as condições certas para o meu potencial se desenvolver. Não é algo que eu alcance só por querer.

Ser adulto e ser criança é muito parecido no que a um aspeto diz respeito: não sou dono da minha vida.

A única diferença é que a criança depende dos outros para ser feliz.

O adulto, pelo contrário, nunca será feliz se depender dos outros. Apenas quando perceber que a sua felicidade não está dependente de controlar ou não a sua vida, e muito menos a dos outros, realmente será livre para ser feliz.

Ser adulto é não culpar ninguém pelas imperfeições da sua vida, nem mesmo a si mesmo. E simultaneamente assumir responsabilidade por todas elas.

 

Share this article

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *