
O que é Psicoterapia e para que serve? Descubra agora!
Sigmund Freud foi o principal criador da Psicoterapia. O jovem psiquiatra e neurologista vianense desenvolveu uma teoria da mente que iria revolucionar o pensamento da altura e inspirar uma abordagem psicológica diferente.
Este artigo integra-se numa série de posts sobre Psicologia e as suas principais correntes. Recordo que a Psicologia só se estabeleceu como disciplina científica por direito próprio nos finais do século XIX.
E foi durante o século XX que assistimos ao seu florescimento e ao desenvolvimento dos seus principais ramos e movimentos
Hoje foco-me na Psicoterapia, explicando neste texto o que é este movimento, como surgiu e quais os seus principais fundamentos.
Enquanto no início do século XX o Behaviorismo surgia e se desenvolvia nos EUA, os psicólogos europeus avançavam numa direção bem diferente.
Sigmund Freud, o Pai da Psicoterapia
Isto ficou a dever-se, em grande parte, ao trabalho de um jovem psiquiatra e neurologista vianense que desenvolveu uma teoria da mente que iria revolucionar o pensamento da altura e inspirar uma abordagem psicológica diferente.
Focando-se na observação dos pacientes e na sua história, em detrimento das experiências laboratoriais, a teoria psicanalítica de Sigmund Freud traduziu-se num regresso ao estudo da experiência subjetiva.
O trabalho de Sigmund Freud era muito mais focado na psicopatologia e nos seus tratamentos do que no estudo dos processos mentais e seus comportamentos consequentes.
Este médico interessava-se pelas recordações, pelo desenvolvimento durante a infância e pelas relações interpessoais como razão do sofrimento e/ou distúrbios observados nos seus pacientes. E enfatizava a relevância do inconsciente como determinante do comportamento.
Na atualidade, o conceito da “cura pela fala” continua a fazer parte integrante das diferentes formas de Psicoterapia.