logo-mundo-de-parentalidade

O que é Psicoterapia e para que serve? Descubra agora!

Sigmund Freud foi o principal criador da Psicoterapia. O jovem psiquiatra e neurologista vianense desenvolveu uma teoria da mente que iria revolucionar o pensamento da altura e inspirar uma abordagem psicológica diferente.

 

Este artigo integra-se numa série de posts sobre Psicologia e as suas principais correntes. Recordo que a Psicologia só se estabeleceu como disciplina científica por direito próprio nos finais do século XIX.

E foi durante o século XX que assistimos ao seu florescimento e ao desenvolvimento dos seus principais ramos e movimentos

Hoje foco-me na Psicoterapia, explicando neste texto o que é este movimento, como surgiu e quais os seus principais fundamentos.

Enquanto no início do século XX o Behaviorismo surgia e se desenvolvia nos EUA, os psicólogos europeus avançavam numa direção bem diferente.

Sigmund Freud, o Pai da Psicoterapia

Isto ficou a dever-se, em grande parte, ao trabalho de um jovem psiquiatra e neurologista vianense que desenvolveu uma teoria da mente que iria revolucionar o pensamento da altura e inspirar uma abordagem psicológica diferente.

 

Focando-se na observação dos pacientes e na sua história, em detrimento das experiências laboratoriais, a teoria psicanalítica de Sigmund Freud traduziu-se num regresso ao estudo da experiência subjetiva.

O trabalho de Sigmund Freud era muito mais focado na psicopatologia e nos seus tratamentos do que no estudo dos processos mentais e seus comportamentos consequentes.

Este médico interessava-se pelas recordações, pelo desenvolvimento durante a infância e pelas relações interpessoais como razão do sofrimento e/ou distúrbios observados nos seus pacientes. E enfatizava a relevância do inconsciente como determinante do comportamento.

Na atualidade, o conceito da “cura pela fala” continua a fazer parte integrante das diferentes formas de Psicoterapia.

 

Share this article

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *