logo-mundo-de-parentalidade

Conheça agora as 4 principais mudanças da Adolescência

Gordon Neufeld identifica 4 transformações como sendo as mais importantes para equipar o adolescente de tudo o que ele precisa para ser um adulto de sucesso. Continue a ler para saber quais são estas mudanças e o que significam.

 

A adolescência é uma transição entre a infância e a idade adulta. É o período em que a criança anteriormente fiel aos princípios e valores das suas figuras de vínculo se transforma num adulto capaz de funcionar separadamente.

Isto implica mudanças não só no corpo do indivíduo (com a finalidade de o dotar da capacidade de se reproduzir) como também na sua mente. Gordon Neufeld identifica 4 transformações como sendo as mais importantes para equipar o adolescente de tudo o que ele precisa para ser um adulto de sucesso.

A compreensão das 4 principais mudanças da adolescência permite-nos entender melhor os nossos jovens. De igual forma, oferece-nos uma segunda oportunidade de enfrentar os desafios falhados aquando da nossa primeira adolescência. E assim melhorar consideravelmente a nossa vida de adultos.

As 4 principais mudanças da adolescência que preparam os indivíduos para a idade adulta:

1 – Uma explosão de consciência

De um dia para o outro o adolescente ganha uma nova consciência. De repente dá por si a refletir sobre si próprio. Mais, a pensar no que os outros pensam sobre a sua pessoa. O que é extremamente alarmante.

Também adquirem uma capacidade de ver para além do momento e situações reais. Passam a ser capazes contemplar o ideal. Conseguem imaginar como seria ter os pais dos seus sonhos, professores sem falhas e até serem eles próprios perfeitos. E com isso perdem a capacidade de perdoar e aceitar o outro como é, pelo menos durante uns anos.

2 – Uma mudança na natureza dos vínculos

Algo acontece nos adolescentes que leva à sensação de um vazio de vínculos no seu interior. Como que se um buraco negro se formasse dentro deles da noite para o dia.

 

O púbere sente-se separado do resto do mundo, inadequado, diferente e sozinho na sua essência. O preenchimento desse vazio assume uma importância vital.

3 – Uma alteração na busca por autonomia

O adolescente, de um momento para o outro, desenvolve um apetite feroz por autonomia, por decidir a sua vida, por ser a sua própria pessoa. Torna-se híper sensível a qualquer sensação, certa ou errada, de manipulação e quase alérgico a qualquer conselho ou opinião parental. É uma mudança desconcertante, para os pais e até para os próprios adolescentes.

4 – Uma transformação na natureza da sexualidade

É na adolescência que os seres humanos se tornam indivíduos sexuais. Numa sociedade extremamente sexualizada como a nossa, podem já ter tido necessidades de vínculo anteriormente sexualizadas. Mas é só na adolescência que realmente nos tornamos seres sexuais, com todas as mudanças que isso acarreta na relação com os outros.

Todas estas mudanças originam diversos rituais de passagem entre a infância e a idade adulta a que o adolescente não consegue fugir. A grande tentação para os jovens não preparados ou mal informados quanto a esta fase da sua vida é resistir a essas mudanças e passagens. Chumbar é muitas vezes a palavra de ordem, com grandes custos na vida futura.

Este é também um tempo de grandes desafios para os pais. Sabemos lidar com crianças e sabemos relacionar-nos com outros adultos. Mas os adolescentes parecem pertencer a outro mundo pois não possuímos qualquer instinto que nos ajude com esta interação.

No entanto, se não queremos que os nossos filhos chumbem na passagem para a idade adulta é premente também nós acolhermos os desafios da adolescência (deles e nossa) e atravessá-los com sucesso.

 

Share this article

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *