logo-mundo-de-parentalidade

Lista da Maternidade: entenda o que levar no dia do parto

Eu confesso que comecei bem cedo a elaborar a minha lista da maternidade. Aliás, organizada como era criei não uma, mas duas listas: a primeira com o que levar para a maternidade no dia do parto; e a segunda com os possíveis itens que poderiam ou não vir a ser precisos nos dias de internamento.

 

É do conhecimento geral que chegada a hora do parto a mala tem que estar pronta com tudo o que será preciso para a mãe e o bebé.

O malote deverá ser feito no sétimo mês de gravidez. Mas é óbvio que a sua elaboração começa muito antes, com a futura mamã a preparar roupinhas, toalhinhas de banho, produtos de higiene e muito mais. E nada como uma boa lista para auxiliar na sua preparação.

Já todos escutamos histórias de mães que deram à luz antes de terem a Mala da Maternidade preparada. Levar essa preocupação para a sala de partos não deve ser nada agradável. E para o futuro pai, desdobrar-se entre apoiar a mulher no hospital e terminar de reunir os itens de que ela e o filho precisarão, parece-me ser uma tarefa titânica e nada reconfortante.

Eu confesso que comecei bem cedo a elaborar a minha lista da maternidade. Aliás, organizada como era criei não uma, mas duas listas: a primeira com o que levar para a maternidade no dia do parto; e a segunda com os possíveis itens que poderiam ou não vir a ser precisos nos dias de internamento.

Depois de mais de 10 anos a atender no balcão da Farmácia recém papás completamente confusos quanto ao que as esposas haviam pedido para comprar e conhecendo o desconhecimento do meu companheiro nessa mesma área, preferi não deixar nada ao acaso.

Se está grávida e no processo de elaborar a sua própria lista da maternidade, dê uma vista de olhos ao que sugiro de seguida.

Tudo que precisa ter na sua Lista da maternidade

 

O QUE LEVAR NA MALA DA MÃE

3 Camisas de dormir que permitam amamentar (com abertura até ao umbigo)

Confesso que a ideia de usar uma camisa de dormir não me atraía de todo. Sou mais adepta de pijamas. Mas a verdade é que as camisas facilitam as observações pós parto, implicando uma menor necessidade de nos movimentarmos, o que pode ser doloroso nesta fase. Os botões à frente, que permitem uma fácil abertura e amamentação, também não me atraíam nada. Mas se procurar bem vai, tal como eu, encontrar peças práticas e que a vão fazer sentir bonita em simultâneo.

1 Robe

Gostei da privacidade que me dava quando tinha que me deslocar ou recebia visitas menos íntimas. Permitia-me sentir decente, não exposta.

1 Par de chinelos de quarto

Os meus combinavam com o robe, um miminho que me soube muito bem.

1 Par de chinelos de banho

Não brinco com a prevenção do pé de atleta, mesmo num quarto com casa de banho privativa.

2 Sutiãs de amamentação

Há marcas que os têm bem atraentes, fazendo com que não sinta uma grande diferença relativamente ao que gostava de usar antes de ser mãe.

2 Meias quentinhas

Se for friorenta como eu vai querer os pés bem aquecidos. Mas na verdade, mesmo mães bem mais calorentas recomendaram-me este item que raramente aparece nas listas oficiais.

1 Caixa de cuecas descartáveis ou 3 calcinhas de algodão

Eu preferi a segunda opção pois permitiu-me combinar estas com os sutiãs de amamentação e assim sentir-me melhor comigo mesma. O tamanho deve ser acima do que usava antes de engravidar.

1 Pacote de pensos higiénicos próprios para o pós-parto

Apesar da maioria dos hospitais fornecer este tipo de produtos, eu aconselho a juntar na mesma à sua bolsa. Não é nada agradável darmos por nós a precisar desesperadamente de um penso e termos que ir à procura de alguém que nos arranje pois o stock terminou momentaneamente e ainda não foi reposto.

1 Cinta pós parto

Confesso que este item cria alguma polémica na minha mente. Não quero deixar de o partilhar para que tenha conhecimento da sua existência e realize a sua própria escolha. Eu optei por não a utilizar, pois havia lido estudos que referiam que a mãe recupera melhor a musculatura abdominal quando sem o auxílio da cinta. Mas conheço inúmeras puérperas que se sentem muito mais confortáveis e seguras com o seu uso, pois na sua ausência parece que tudo se mexe no seu interior causando desconforto e impressão. Eu não experimentei essa sensação, mas acredito que não seja nada agradável.

1 Caixa de absorventes para os seios

Muito importantes para a impedir de andar sempre molhada com o leite materno.

1 Roupa para o dia que sair do hospital

Eu escolhi uma confortável mas bonita, afinal pretendia registar o momento de chegar a casa pela primeira vez com o meu bebé.

1 Calçado para o dia que sair do hospital

Muitas puérperas queixam-se de terem ainda os pés inchados na hora de voltar ao lar. É boa ideia escolher um calçado não só confortável mas também largo, talvez até um tamanho acima do que usava antes de engravidar.  

1 Carregador suplente de telemóvel

É melhor comprar um extra e colocá-lo na mala juntamente com o resto. Caso contrário é quase certo que se esqueça dele no dia.

 

2 Toalhas de banho

Convém verificar de antemão se precisa ou não de levar toalhas próprias para o hospital que escolheu. Não vai querer ir carregada com o que não precisa nem chegar a hora e não ter este item essencial.

Produtos de higiene íntima

Pasta e escova de dentes, escova de cabelo, shampoo, sabonete, toalhas e demais itens para o banho.

Exames médicos e caderneta de grávida

Documentos pessoais

 

O QUE LEVAR NA MALA DO BEBÉ

1 Pacote de fraldas descartáveis (tamanho recém-nascido)

Aconselho a começar por comprar um pacote do tamanho recém-nascido. Depois, em função da informação quanto ao peso previsto à nascença fornecida na última ecografia poderá optar por adquirir ou não um pacote de fraldas para prematuros. Muitas mães parecem preferi-las mesmo para bebés de peso normal.

2 Toalhas de banho com capuz

Não sou muito dada a trabalhos manuais mas confesso que sei bordar. Adorei personalizar as toalhinhas de banho da minha filhota.

4 ou 5 Fatinhos de bebé

Um oferecido pelos avós maternos, outro pelos paternos, um escolhido pelo pai, outro pela mãe e para a primeira roupinha um conjuntinho de malha à moda antiga. Esta foi a minha escolha.

4 ou 5 Bodies ou camisolas interiores

De algodão e cardados ou não conforme a época em que nasce. Eu preferi os bodies que abriam à frente. Como era Mãe de primeira viagem e sem experiência a cuidar de bebés assustava-me vestir tudo o que tinha que passar pela cabeça. E os que fechavam atrás deixavam-me com medo de incomodarem o bebé.

4 Calças com pés ou meias calças

Apesar da maioria dos bodies ser vendido em conjunto com as calças de bebé, eu preferi as meias calças para colocar de baixo dos fatinhos de bebé. Com uma filha nascida no pico do Inverno senti que a aqueciam e aconchegavam mais. Mas os gostos são sempre muito pessoais e diferentes estações do ano pedem roupas bem diversas.

1 Gorro

Para juntar à primeira roupinha e ser colocado após o nascimento.

2 Casaquinhos

O tricot tradicional fica sempre bem, seja qual for o fatinho de bebé escolhido.

3 Meias ou botinhas

Para um aconchego especial se a época o pedir.

1 Luvas de lã

Para a hora de sair do hospital em nascimentos ocorridos no Inverno.

4 ou 5 Fraldas de pano

Com ou sem o nome do bebé, lisas ou bordadas. A escolha é sua.

1 Mantinha

Adequada à época do ano.

1 Escova macia para o cabelo

O primeiro bonequinho do bebé

 

Esta é a minha lista da maternidade ideal. Espero que ajude na elaboração da sua.

Parabéns e muitas felicidades!

 

Share this article

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *