
A importância das histórias antes de dormir para as crianças
O momento de partilhar um conto, por si só, é já um momento de ligação e estreitamento de vínculos. A criança está perto de nós e pode sentir-nos com todos os seus sentidos. Paralelamente, nós estamos perto dela, numa partilha carinhosa e que aquece o coração, o que derrete um pouco o nosso cansaço e nos faz redescobrir a nossa paciência.
Apesar de vivermos numa sociedade que promove em excesso a virtualidade e os aparelhos tecnológicos, acredito que cada vez mais a leitura de histórias para crianças antes do sono é extremamente benéfica. No entanto, muitos pais e mães ignoram a importância das histórias para as crianças, sobretudo na fase antes de adormecerem.
A magia das palavras, a busca e compreensão dos seus significados e dos sonhos sugeridos pelas mesmas fazem parte das vantagens proporcionadas pelas histórias. Contudo, com a predominância dos telemóveis e tablets, cada vez mais progenitores têm-se afastado desta prática, que pode ter efeitos a curto, médio e longo prazo.
Existe inclusive um livro assinado pela escritora infanto-juvenil Ana Rapha Nunes cuja narrativa realça como contar histórias para as crianças antes de dormir tem caído em desuso na nossa sociedade. A obra, intitulada A noite chegou… e o sono não vem, visa explicar como a imaginação infantil tem grande potencial, valorizando ainda a conveniência da introdução do universo literário para o desenvolvimento das crianças.
Neste artigo pretendo, por isso, explorar a importância de contar e ler histórias às crianças, de modo a estimular, incentivar e promover a leitura de livros antes de dormir.
Noutro artigo já me debrucei sobre a importância de ler histórias para crianças ou contos infantis aos nossos descendentes, independentemente da hora que o fazemos.
Neste post focar-me-ei apenas na importância de o fazer na hora de dormir.
A hora de ir para a cama é, como muitos pais o testemunham, um momento complicado e difícil para os nossos pequeninos. Salvo algumas exceções, a maioria resiste intensamente ao momento de fechar os olhos e simplesmente adormecer.
Para nós adultos, tantas vezes privados de sono e com um desejo profundo de dar o dia por terminado e relaxar um pouco, tal comportamento por parte dos nossos filhos parece-nos estranho, incompreensível e até desafiante.
O que nós não percebemos é que para os nossos pequenos príncipes e princesas a hora de dormir é um momento de separação. O momento de adormecer é o momento de dizer adeus a tudo o que é conhecido, palpável e seguro e de entrar num mundo novo, imprevisível e desprotegido.
E como se tudo isto não fosse já suficiente para criar resistência, a hora de colocar os nossos filhos a dormir é, para muitos de nós, o fim da linha de um dia exaustivo e frustrante. O que faz com que por muito bem-intencionados que sejamos em mantermo-nos calmos e carinhosos, geralmente acabamos por perder a paciência e ser mais bruscos que o habitual, causando, desta forma, uma ainda maior sensação de separação e insegurança nos nossos descendentes.
Como poderá, então, não assustar a hora de ir dormir?
O poder libertador das histórias antes de dormir
A melhor forma de ajudar os nossos filhos nessa hora é retirar o foco da separação e colocá-lo na conexão. E é aqui que ler uma história antes de dormir adquire um outro significado e uma importância adicional.
O momento de partilhar um conto, por si só, é já um momento de ligação e estreitamento de vínculos. A criança está perto de nós e pode sentir-nos com todos os seus sentidos. Paralelamente, nós estamos perto dela, numa partilha carinhosa e que aquece o coração, o que derrete um pouco o nosso cansaço e nos faz redescobrir a nossa paciência.
A criança entra num mundo de fantasia que pode levar consigo para os sonhos. As imagens do livro, as emoções sentidas e a voz e cheiro de quem conta a história promovem a continuação na hora de adormecer, criando uma ponte entre o mundo real e o dos sonhos e, assim, diminuindo fortemente a sensação de separação.
Por último, mas não menos importante, quero ainda frisar que a leitura da história correta permite aos nossos filhos libertarem-se das emoções acumuladas durante o dia e cuja falta de expressão pode estar a dificultar o momento de adormecer.
Nós, adultos, conhecemos bem o poder de chegar ao fim do dia com uma preocupação, algo importante por dizer ou uma frustração ainda não partilhada com quem amamos. Tira-nos o sono e a capacidade de dormir tranquilamente. Então, porque haveria de ser diferente com as nossas crianças?
Com a escolha da história certa, para a qual eles gravitarão naturalmente, possibilitamos aos nossos filhos a oportunidade de sentirem a emoção que trazem presa num ambiente seguro e não real, no mundo da fantasia e da brincadeira, e, assim, processá-la e deixá-la para trás. O sono que se segue é, consequentemente, de mais fácil entrada e muito mais tranquilo.
Sim, vivemos num mundo que nos possibilita inúmeras alternativas para entreter os nossos filhos na hora de adormecer, como a televisão e o Ipad. Mas todos esses aparelhos promovem a estimulação e não o relaxamento e expressão do que vai cá dentro, acções tão necessárias a um sono tranquilo e reparador.
Numa sociedade que vive a um ritmo alucinante, as nossas crianças chegam à noite mais cansadas do que as de outras gerações. Mas o remédio continua a ser o mesmo: a leitura de uma história que fomenta o vínculo permite a expressão das emoções acumuladas e promove uma continuidade entre o mundo real e o dos sonhos. Para além de todas as outras vantagens que ler uma história para crianças ou conto infantil aos nossos filhos lhes trás.