logo-mundo-de-parentalidade

5 filmes e 1 série de TV que todas as esposas devem ver

É premente encararmos o nosso casamento como um relacionamento entre adultos, com as mesmas responsabilidades e direitos e que cuidam um do outro alternadamente. Estes filmes e, sobretudo, a série que recomendo podem ajudar bastante neste sentido.

 

Este post foi concebido para ajudar todas as mulheres casadas, companheiras ou namoradas a perceberem melhor os seus parceiros, a si mesmas e as dinâmicas próprias de um relacionamento amoroso.

Partilhar a vida com alguém é receber uma segunda oportunidade de amadurecer, de crescer as partes de nós ainda retidas na infância. Vários especialistas defendem que geralmente o que nos leva a apaixonar por outra pessoa é exatamente o mesmo que nos leva ao divórcio posterior. Amamos no outro o que anteriormente renegamos em nós.

Mas como existiu uma razão na nossa infância para essa renega, quase sempre relacionada com uma sensação de perigo iminente, o que um dia amamos parece agora ameaçar-nos e queremos recalcá-lo de novo. E assim criticamos os nossos companheiros porque tudo isto é inconsciente até que façamos um esforço por o tornar consciente.

É premente encararmos o nosso casamento como um relacionamento entre adultos, com as mesmas responsabilidades e direitos e que cuidam um do outro alternadamente. Não como crianças desesperadas por receber o amor que lhes foi negado em criança.

A autorresponsabilização pelo que acontece na nossa vida em geral e no nosso relacionamento amoroso em particular é algo que a maioria de nós não desenvolveu em pleno e que precisa ainda de trabalho. Paralelamente não sabemos estabelecer os nossos limites pessoais.

Tentamos limitar os outros, nomeadamente os nossos companheiros, acreditando que são eles os responsáveis pela nossa felicidade e, assim, entregando-lhes as rédeas da nossa vida.

Dizem os estudos que um casamento saudável tem por base duas pessoas que conhecem, respeitam e atendem às suas próprias necessidades e limites pessoais. Pois só estes indivíduos são realmente capazes de amar, cuidar e perdoar.

Para uma maior compreensão de tudo isto, ou para quem possua um desejo de aprofundar estes tópicos, partilho em baixo alguns filmes e 1 série televisiva com os quais me identifico. Espero que desfrute desta lista e aproveite ao máximo cada uma das minhas recomendações. (Veja também a minha página dedicada aos Desafios de Esposa).

5 filmes e 1 série de TV recomendados para todas as esposas

Para Sempre – Michael Sucsy

Page (Rachel McAdams) e Leo (Channing Tatum) viviam uma linda história de amor, mas um grave acidente de carro provocou uma grande mudança em suas vidas. Afinal, mesmo estando casados, ela não consegue se recordar de nada e muito menos ter algum tipo de memória sobre o relacionamento deles. Agora, resta para Leo a missão de reconquistá-la novamente para que possam então viver o romance que sempre desejaram. Baseado em fatos reais.

COMPRAR FILME AGORA

 

Casados de Fresco – Shawn Levy

Ashton Kutcher e Brittany Murphy são os protagonistas desta comédia. O filme conta a história de Sarah, uma alegre e mimada menina, cuja família tem tanto de snob quanto de rica. Por sua vez, Tom é um rapaz folião, à espera de ter sorte na vida, e que prefere os bares desportivos a carros cheios de estilo. Porém os opostos atraem-se e geram situações engraçadas quando os recém-casados partem para uma lua-de-mel a Itália, perfeitamente planeada, mas com resultados desastrosos e hilariantes! O resultado é uma lua-de-mel infernal que testa os limites do amor.

COMPRAR FILME AGORA

 

 

Separados de Fresco – Peyton Reed

Este filme começa exactamente onde a maioria das comédias românticas terminam. Depois de um homem e uma mulher se terem conhecido e apaixonado e terem começado a viver “felizes para sempre”… começam a odiar-se e a enlouquecer. Brooke (Jennifer Aniston), negociante de arte, termina a relação com o seu namorado Gary (Vince Vaughn), anfitrião de passeios turísticos de autocarro em Chicago.

Seguem-se uma série de tentativas de remediar a situação, tácticas de guerra, propostas de paz e contrapropostas sugeridas pelos amigos do antigo casal, por confidentes e, por vezes, até por perfeitos estranhos…

COMPRAR FILME AGORA

 

É a Vida – Greg Berlanti

Holly Berenson (Katherine Heigl) e Eric Messer (Josh Duhamel) não podiam ser mais diferentes. Mas, apesar das diferenças quase irreconciliáveis, há algo que os une: a pequena Sophie (Alexis Clagett) de quem aceitaram ser padrinhos. Um dia, por infortúnio do destino, os pais de Sophie têm um acidente fatal. É então que Holly e Eric passam a partilhar mais do que desejariam: a tutela legal da bebé.

De um momento para o outro e sem qualquer preparação, ambos ficam com as vidas de pernas para o ar e ainda têm de se adaptar à nova função de “pais” de uma criança de um ano. Porém, apesar das dificuldades e do pouco tempo que lhes resta para respirar, ainda irão conseguir encontrar o amor… a três.

COMPRAR FILME AGORA

 

Uma Mente Brilhante – Ron Howard

Realizado por Ron Howard, Uma Mente Brilhante consiste na adaptação da biografia do matemático John Forbes Nash, Jr. da autoria da escritora Sylvia Nasar. Tal como o livro, o filme retrata a genialidade e a luta contra a esquizofrenia de Nash, interpretado por Russell Crowe.

Logo no início da sua carreira, Nash fez uma fantástica descoberta, sendo aclamado internacionalmente. Mas a sua prodigiosa carreira foi ameaçada pela esquizofrenia, doença contra a qual lutou durante anos, tendo mesmo passado por várias instituições psiquiátricas. Apesar de tudo, Nash nunca deixou de acreditar e suportou provas que muitos não seriam capazes de aguentar. Em 1994, chegou finalmente a consagração, com o Prémio Nobel de Economia, por um trabalho de Economia e Teoria dos Jogos escrito em 1949.

COMPRAR FILME AGORA

 

Série Parenthood – Jason Katims

Parenthood é o nome de uma série de TV, que fixa a carga dramática e pequenos rasgos de comédia na celebração da magnífica confusão que é a vida. Uma série doce, divertida e apaixonante que nos mostra a ideia de uma família quase utópica que, com os seus altos e baixos, pode sempre contar com o apoio de todos os seus membros.

A série é baseada no filme de mesmo nome, lançado em 1989, protagonizado por Steve Martin e Dianne Wiest. Através da história da família Braverman que, como qualquer outra, enfrenta diversos problemas, apresenta também uma visão sobre como o apoio de cada membro pode servir para superar os desafios. Muito interessante!

COMPRAR FILME AGORA

 

Share this article

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *