logo-mundo-de-parentalidade

Descubra agora 3 documentários sobre Parto muito interessantes

 

Este artigo foi criado para ajudar todas as futuras mães antes, durante e depois do parto, sendo a sua única intenção informar, esclarecer e, se possível, despertar a curiosidade pela maravilha do nascimento.

A gravidez para qualquer mulher é um momento único da sua existência e, por isso, mesmo é vivido tantas vezes com apreensão, medos, transformações e emoções por vezes inexplicáveis.

O corpo na gravidez está em constante transformação para possibilitar as condições necessárias à formação e desenvolvimento do bebé. E saber como ocorre essa evolução permite gerir as alterações e evitar incómodos para viver a gravidez de forma esclarecida e informada.

Mas se a Gravidez já por si só é um período desafiante, então o parto é um momento que, muitas vezes, levanta ainda mais dúvidas e receios. Na verdade, o parto carrega uma série de mitos que assustam muitas mães, sobretudo quando são de primeira viagem.

Pensando nisso reuni 3 filmes documentário que me ajudaram a entender, assimilar e encontrar uma ajuda suplementar no meu próprio parto. Espero que desfrute desta lista e aproveite ao máximo cada uma das minhas recomendações.

Pode ainda encontrar referências a livros, filmes e lojas online sobre o mesmo tema na página GRAVIDEZ E AMAMENTAÇÃO.

Confira 3 documentários sobre Parto

 

Parto Orgásmico – Debra Pascali-Bonaro

Debra Pascali-Bonaro, especialista no acompanhamento de grávidas e directora do grupo Orgasmic Birth, realizou em 2008 o seu primeiro documentário, intitulado Orgasmic Birth: The Best-Kept Secret (em português Parto Orgásmico: o segredo mais bem guardado).

Os louvores foram vários, reunindo prémios em todo o Mundo com a visão de algo desconhecido para a maioria das mulheres. Depois publicou o livro Orgasmic Birth: Your Guide to a Safe, Satisfying and Pleasurable Birth (Parto Orgásmico: um guia para um parto seguro, satisfatório e agradável) e começou a dar aulas online com conselhos, que visam sobretudo “ensinar técnicas para melhorar o parto e para que a mulher se sinta mais segura e num ambiente acolhedor”.

 

COMPRAR FILME AGORA

 

O Renascimento do Parto – Eduardo Chauvet

Lançado em 2013 com a realização de Eduardo Chauvet, o documentário brasileiro O Renascimento do Parto demonstra qual o estado da realidade médica no Brasil – o país é o campeão mundial de cirurgias cesarianas no setor privado – e obstétrica mundial.

Neste filme fica evidenciado as carências nesta área, que acontecem não por aspectos de infra-estrutura, mas devido a questões éticas e de coerência. Também elucida como o número de cesarianas e partos com intervenções traumáticas é alto demais para o nível recomendado, alertando para o debate a humanização do parto.

O documentário mostra testemunhos de alguns especialistas, que relatam as suas experiências e questionam a opção médica dominante na hora do parto, além de outros elementos científicos que envolvem o futuro do homem. Entretanto, já foram realizados mais 2 filmes com o mesmo título, nomeadamente O Renascimento do Parto 2 e O Renascimento do Parto 3.

COMPRAR FILME AGORA

 

O Nascimento como Nós o Conhecemos – Elena Tonetti-Vladimirova

Este documentário de 74 minutos muito interessante sobre a procriação consciente mostra 11 partos maravilhosos, que apresentam uma rara oportunidade de testemunhar a verdadeira natureza do nascimento repleto de pureza e espiritualidade.

O papel e potencial da mulher para acompanhar o seu bebé no processo de nascimento de forma graciosa e destemida é um dos aspectos focados pelo filme assinado por Elena Tonetti-Vladimirova. A criadora e produtora russa foi uma das pioneiras do Movimento pelo Nascimento Consciente na Rússia, desde 1982, quando pela primeira vez reconheceu a necessidade de transformar as práticas de nascimento.

O Nascimento como Nós o Conhecemos (com título original Birth As We Know It), evidencia um excelente contraste entre o parto natural e o parto cirúrgico, assim como o impacto que a escolha da forma de nascimento pode ter no futuro da vida humana. É um dos melhores filmes sobre parto que pode ver!

COMPRAR FILME AGORA

 

Share this article

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *