
Entenda qual é a importância dos modelos no desenvolvimento da criança
Eu costumava achar que se fosse um bom modelo para a minha filha, nomeadamente no que toca à alimentação, ela acabaria por comer saudavelmente. Descobri a duras penas que não era assim tão simples.
Educar um filho é a tarefa mais importante que realizaremos na vida. Encontrar a melhor forma para apoiar o desenvolvimento das crianças é uma empreitada que envolve toda a comunidade: pais, professores, avós, padrinhos, irmãos, amigos e simples conhecidos.
As crianças podem não nascer com livro de instruções, mas as livrarias estão repletas de escritos que pretendem ser esse mesmo manual.
Uma das práticas mais comumente recomendadas para o bom desenvolvimento dos nossos filhos é a modelagem: se os pais conseguirem ser bons modelos os filhos desenvolver-se-ão de acordo com o pretendido.
Infelizmente nem sempre isso acontece.
Eu costumava achar que se fosse um bom modelo para a minha filha, nomeadamente no que toca à alimentação, ela acabaria por comer saudavelmente. Descobri a duras penas que não era assim tão simples.
Hoje sei que os modelos são importantes. Hoje continuo a acreditar que é essencial dar o exemplo se queremos que os nossos filhos desenvolvam saudavelmente. E percebi que essa é apenas a ponta do iceberg: só porque somos bons modelos não significa que seremos imitados, nem sequer pela nossa própria prol.
Se quer saber como consegue ser um modelo efetivo, continue a ler.
Porque falham os modelos no desenvolvimento da criança?
Consta que Albert Bandura, o pai da Teoria da Aprendizagem Social, confessou, aquando da sua reforma, que só tinha um arrependimento: não ter percebido a importância do vínculo para a importância da aprendizagem social.
O que é que isto significa?
Significa que todas as crias com sistema límbico, humanas ou não, copiam o comportamento daqueles responsáveis pela sua educação. MAS só e unicamente se estiverem vinculadas a esses mesmos adultos.
Ou seja, ser pai, mãe, avô, avó, professor ou educador não nos confere qualquer poder de educar os nossos filhos. O desenvolvimento dos seres humanos não obedece a papéis e postos adquiridos, nem sequer por direito genético.
A única coisa que confere a um ser humano o privilégio de servir de modelo a outro é o poder do relacionamento existente entre eles.
Os Pais podem e devem ser modelos dos seus filhos, podem e devem dar o exemplo. Mas os filhos só olharão para os pais como modelos e seguirão o seu exemplo se a relacionamento por forte e emocionalmente seguro.
Por isso carece perguntar: Se a minha filha não me copia nos alimentos que escolho para comer, como está a nossa relação?