logo-mundo-de-parentalidade

Descubra qual a importância de Compreender a Adolescência

A adolescência não é um estado por direito, uma fase da nossa existência com definição e características próprias. A adolescência é uma transição e só quando a vemos como tal podemos compreender porque é uma altura tão confusa e turbulenta.

 

Se há uma altura na vida em que os pais se sentem confusos, ansiosos, perdidos e até um pouco revoltados com os filhos é quando eles são adolescentes. Não os compreendem e não se sentem compreendidos.

A adolescência dos descendentes é um período particularmente desafiante na vida da maioria dos progenitores, principalmente daqueles que sentem (e bem) que ainda é demasiado cedo para se reformarem do seu trabalho parental. Compreender a adolescência parece ser tarefa impossível.

Se sente que falo de si saiba que não está sozinho. Há mesmo quem considere que este entendimento é pura utopia ou até um paradoxo.

Eu acredito no contrário. Acredito que só quando realmente percebemos a adolescência (o que é e para que serve) somos capazes de lidar com ela e até ajudar os nossos filhos nesta fase naturalmente confusa e turbulenta.

Compreender a adolescência ajudou-me a perceber melhor os adolescentes da minha vida. E transformou o nosso relacionamento em algo muito mais descontraído, fluido, fácil e produtivo.

Por isso mesmo quero partilhar esta dádiva com todos vós, para que também vocês possam usufruir do melhor que ela tem para dar em vez de tropeçar nas suas armadilhas.

Compreender a Adolescência: O que é e para que serve?

O que é a adolescência?

A adolescência representa uma passagem entre dois estádios da vida: a infância e a idade adulta.

Mas a adolescência não é um estado por direito, uma fase da nossa existência com definição e características próprias. A adolescência é uma transição e só quando a vemos como tal podemos compreender porque é uma altura tão confusa e turbulenta.

Gordon Neufeld utiliza uma metáfora para descrever estes anos de vida. Segundo este prestigiado psicólogo do desenvolvimento canadiano, a adolescência é uma ponte entre a infância e a idade adulta. Uma ponte que o adolescente atravessa várias vezes ao dia, por vezes mesmo correndo incessantemente entre uma margem e a outra e raramente parando no meio.

 

Com base nesta metáfora podemos, finalmente, compreender porque os nossos filhos adolescentes se comportam num minuto como adultos maduros para no instante seguinte agirem como se voltassem a ter 8 anos. É normal, é saudável, é simplesmente como deve ser.

Para que serve a adolescência? Qual a sua finalidade?

A adolescência existe para equipar a criança de ontem com tudo o que ela precisa para ser o adulto de amanhã.

Os atributos que caracterizam uma criança saudável são bem diferentes das características que esperamos ver num adulto bem-sucedido.

É esperado que uma criança gravite em torno daqueles a quem está vinculada, em volta dos seus pais, professores e outras figuras de apego. Por outro lado, é expectado que o centro de gravidade de um adulto se encontre no seu próprio interior, nos seus próprios valores e significados.

É desejado que uma criança se comporte de acordo com as nossas indicações. É almejado que um adulto se comporte de acordo com os papéis que desempenha na sociedade.

A adolescência é o período em que estas mudanças ocorrem, em que se realiza esta transição. Muitas vezes uma transição radical, do preto para o branco. Não há como fugir à confusão.

Em suma, a função da adolescência é equipar a criança dependente dos outros para sobreviver com tudo o que ela precisa para se transformar num adulto capaz de funcionar como ser separado.

Pare e pense no que espera do seu filho enquanto criança e como deseja que ele seja quando for adulto. Compare as duas listas e perceba em como muito se opõem uma à outra. Agora imagine o seu filho a realizar esta transição. Como não pode esta ser difícil, turbulenta e desconcertante? 

 

Se deseja aprofundar o assunto pode igualmente ler os posts relacionados:

Dicas para Pais: Como compreender o Egocentrismo do Adolescente

Compreenda o importante papel da solidão na adolescência

Entenda o que é a perda da integração na Adolescência

Conheça agora as 4 principais mudanças da Adolescência

 

Share this article

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *