
O que é Behaviorismo na Psicologia e para que serve?
O Behaviorismo é o movimento que estuda o comportamento e os estímulos que o promovem, reduzem ou condicionam. Surgiu no seguimento dos estudos realizados pelo fisiólogo russo Ivan Pavlov.
O termo Psicologia deriva do grego antigo “Psyche”, que significa “alma” ou “mente”, e de “logia”, que representa “estudo” ou “relato”. Daqui podemos deduzir a amplitude de assuntos a que se dedica esta ciência.
Mas na atualidade este termo designa essencialmente “a ciência da mente e do comportamento”.
A Psicologia só se estabeleceu como disciplina científica por direito próprio nos finais do século XIX. Ao longo do século XX podemos assistir ao seu florescimento e ao desenvolvimento dos seus principais ramos e movimentos, que vou apresentar por ordem cronológica numa série de artigos.
Hoje foco-me no Behaviorismo, explicando neste texto o que é este movimento, como surgiu e quais são os seus principais fundamentos.
Fundamentos do Behaviorismo
O Behaviorismo é o movimento que estuda o comportamento e os estímulos que o promovem, reduzem ou condicionam. Surgiu no seguimento dos estudos realizados pelo fisiólogo russo Ivan Pavlov, que demonstraram que era possível condicionar os animais de modo a obter-se deles determinadas respostas.
Esta conceção defendia que a Psicologia se devia reduzir à ciência do comportamento e assentar apenas em fenómenos observáveis e mensuráveis.
Como a introspeção era subjetiva por definição e as suas teorias não podiam ser provadas como verdadeiras ou falsas, então deviam ser excluídas. E como os processos mentais não eram passiveis de ser estudados de forma objetiva, então analisava-se o seu resultado: o comportamento.
Para John Watson, o psicólogo norte-americano considerado o pai do Behaviorismo metodológico, qualquer pessoa podia ser treinada para ser qualquer coisa.
Segundo ele “as crianças devem ser vistas como perfeitas tábuas rasas e os princípios behavioristas usados para as moldar e fazer delas artistas e até médicos, independentemente da sua natureza.”
Mas para realmente compreendermos o que é o Behaviorismo precisamos de distinguir as suas facetas metodológicas e teóricas:
O Behaviorismo metodológico tem por pedra basilar fazer da Psicologia uma ciência apenas assente em factos observáveis e mensuráveis por todos.
O Behaviorismo teórico, atualmente substituído pelas teorias de inspiração cognitiva, exprime-se através da seguinte regra positivista: falar apenas dos fenómenos observáveis ou das suas relações diretas. Não se negando, no entanto, a existência de fenómenos internos não passiveis de ser observáveis e mensuráveis.
Em meados do século XX, os psicólogos começaram a questionar a abordagem behaviorista. Mas a sus influência ainda é notória na Psicologia atual, sendo que a terapia behaviorista ainda se aplica como parte fundamental da terapia cognitivo-comportamental.