logo-mundo-de-parentalidade

A Psicologia do desenvolvimento: desde a infância até à velhice

As teorias de Piaget criaram as bases para a psicologia do desenvolvimento e influenciaram os programas escolares até aos dias de hoje, assim como a escrita de muitos livros de puericultura.

 

O estudo aprofundado do desenvolvimento psicológico de um indivíduo, ou seja, a análise das transformações psicológicas, emocionais e percetivas que ocorrem ao longo de toda uma vida só ganharam verdadeiro relevo com o trabalho do psicólogo suíço Jean Piaget, na década de 30 do século passado.

Piaget revolucionou todo o entendimento convencional ao afirmar que uma criança não é um adulto em miniatura que vai adquirindo conhecimentos à medida que cresce, mas sim um ser único que passa por mudanças radicais ao mesmo tempo que o seu corpo amadurece.

Na sua teoria do desenvolvimento cognitivo defendia que a criança passa por várias fases distintas de desenvolvimento à medida que cresce e que em cada uma delas ela aprende pela ação e não pela instrução.

Paralelamente, este proeminente psicólogo colocou diversas questões essenciais: se o conhecimento é adquirido de forma gradual ou em fases diferenciadas; se certas habilidades são inatas ou aprendidas; e a forma como a interação com o meio afeta o desenvolvimento.

 

A importância da Psicologia do desenvolvimento nas crianças

As teorias de Piaget criaram as bases para a psicologia do desenvolvimento e influenciaram os programas escolares até aos dias de hoje, assim como a escrita de muitos livros de puericultura.

Embora no início este movimento de psicologia se dedicasse apenas ao desenvolvimento infantil, com o passar dos anos e o envolvimento de novos psicólogos, estendeu o seu estudo ao desenvolvimento ao longo de toda a vida.

A psicologia do desenvolvimento é a corrente da psicologia que dedica o seu estudo ao desenvolvimento do ser humano desde a infância até à velhice, tendo traçado métodos de aprendizagem social, cultural e moral e investigado a forma como estabelecemos vínculos.

Leia também os nossos posts relacionados:

O que é a Psicologia do Desenvolvimento e para que serve?

As descobertas de Piaget sobre o desenvolvimento mental da criança

O Livro da Psicologia: grandes ideias de todos os tempos

 

Share this article

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *